No artigo passado falamos sobre o risco do descarte irregular de medicamentos que podem trazer riscos ao meio ambiente.

Clique aqui para ler o artigo.

Afinal, o descarte irregular de medicamentos pode contaminar o meio ambiente devido os componentes químicos dos remédios vão parar nas águas, solo e são consumidos por animais que depois podemos consumir em nossa alimentação.

O fato é que muitas pessoas costumam manter em casa uma farmácia particular, sempre equipada com comprimidos para dor de cabeça, de estômago, xarope para gripe, pomadas, remedio para impotencia, para dormir, para colesterol alto, etc.

É bom destacar que o uso de medicamentos veterinários também contribui para a contaminação do meio ambiente.

A criação de gado, peixes e animais domésticos utiliza antimicrobianos, antiprotozoários, hormônios, entre outros, e entram no meio ambiente da mesma forma, por descarte inadequado e excreções. Esses medicamentos vão parar em aterros, lixões, estações de tratamento de água/esgoto, corpos d’água ou no solo.

No vídeo abaixo é mostrado a ameça ao meio ambiente que é descartar irregularmente os medicamentos.

Mas onde descartar os medicamentos?

Onde descartar os medicamentosA melhor maneira de descartar os medicamentos é procurar a Vigilância Sanitária municipal para dar destino adequado ao resíduo.

Isso significa que todo município é responsável pelo gerenciamento de resíduos, portanto você pode e deve contar com sua prefeitura para isso.

Medicamentos em estado sólido, como drágeas e pastilhas, podem ser depositados em aterros sanitários cadastrados para esse fim, após o vencimento.

Se o medicamento estiver em estado líquido, deverá passar por um processo de solidificação para evitar contaminação de solos e lençóis freáticos. Em caso de substância inflamável, o produto deve ser incinerado em um centro de tratamento de resíduos autorizado.

Caso você possua algum medicamento que não vai mais utilizar, mas está no prazo de vencimento, basta doar. Existem postos de coleta que recolhem medicamentos e os repassam a quem precisa.

Para saber quais os postos de coleta em seu município, basta ir em algum posto de saúde e se informar.

Afinal, não faz sentido guardar medicamentos sem uso na gaveta até estragarem. E doar medicamentos (não vencidos) é ótimo, pois muitas pessoas não tem condições financeiras de comprar remédios.

É bom destacar que medicamentos devem ser guardados longe da luz, umidade e do calor.

2 thoughts on “Afinal, onde posso descartar medicamentos?

  1. Moro na Serra do Cipó e por aqui não tem pontos de coletas… bem difícil esse descarte.

  2. É bem complicado esse descarte pq nem todas as cidades possuem pontos de coletas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *