A necessidade de preservar o meio ambiente com atitudes verdes e um estilo de vida ecológico está cada vez mais presente, é uma preocupação cada vez mais real.

Hoje em dia é cada vez mais comum empresas se especializarem na arquitetura sustentável, que utiliza materiais menos prejudiciais ao meio ambiente, recicláveis, de origem limpa e ecologicamente correta.

E é nosso dever ajudar e preservar a natureza no geral, afinal, sem ela não existiria o homem.

Formas de ajudar a natureza

A primeira coisa que vem na cabeça quando falamos ajudar a natureza é não desperdiçar água. A água é um recurso natural finito e indispensável à vida, quanto mais esforços você fazer para economizar um pouco de água maior será sua contribuição com a preservação do meio ambiente.

Como ajudar a naturezaUma outra dica é não jogar óleo de cozinha na pia. Só para você ter noção, um litro de óleo pode contaminar até 1 milhão de litros de água. Quando o óleo é jogado na pia, estamos contaminando não só a nossa casa, mais também ajudamos a contamina as águas para o consumo humano e contaminação do lençol freático, poços e solos.

Uma dica é parar de consumir óleo de cozinha, porquê, além de contaminar a água e solo, ele “contamina” o seu corpo, ou seja, ele faz mal para sua saúde. No Codigo Emagrecer de Vez é mostrado como fazer alimentos fritos sem utilizar óleo de cozinha, e o melhor; os alimentos são 100% saudáveis.

Embora a tecnologia ter mudado isso, porém, mesmo assim os carros ajudam a poluir demais o meio ambiente devido ao dióxido de nitrogênio. Veículos automotores, motores de combustão interna, usinas termelétricas e siderúrgicas, e fábricas de pasta de papel sãos os principais sintetizadores artificiais dos óxidos de nitrogênio.

Os óxidos de nitrogênio aumenta a sensibilidade à asma e à bronquite, principalmente em crianças, idosos e grupos de risco (pessoas com problemas respiratórios), além de ser irritante para os pulmões e diminuir a resistência a infecções respiratórias.

Uma boa maneira de diminuir isso é trocar o carro pela bicicleta. Além da diminuição do stress relacionado ao trânsito, as endorfinas liberadas pelo exercício contribuem para um relaxamento muscular e mental que faz os praticantes de atividade física regular verem a vida com outros olhos.

Uma outra dica para preservar e ajudar a natureza é economizar energia. Hoje existem poucos métodos de se gerar energia sem poluir ou degradar o ambiente. A geração por termoelétrica queima óleo, ou carvão, ou milho, etc. Isso causa degradação na extração, causa diminuição de áreas de plantio de comida e desmatamento para plantio das matérias primas. Causa também emissão de poluentes na atmosfera.

E a última dica é reciclar o lixo. Não é apenas o ambiente que se beneficia com a reciclagem. O homem também, já que nele está nossa casa, trabalho e opções de lazer. Quando reciclamos, aquilo que antes era lixo pode ser transformado em novos produtos, conservando, assim, a matéria-prima e protegendo o ambiente para nossa vida presente e futura.

Veja abaixo um vídeo que fala sobre reciclagem:

É por essas e outras que devemos ser sustentáveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *