Onde descartar o lixo eletrônico

O que você sabe de lixo eletrônico? Você sabe quem faz a reciclagem de lixo eletrônico? Ou então, como descartar o lixo eletrônico? Mas antes de responder a essas perguntas, tem uma que é primordial: você sabe o que é lixo eletrônico?

Se não sabe, este texto é pra você!

Através dele, você obterá todas as informações sobre o descarte, a coleta e a reciclagem do lixo eletrônico, entenderá o que é, saberá quais tipos você mesmo já descartou e poderá analisar, como foi feito antes, se a forma que utilizou foi a correta.

Já falamos onde descartar medicamentos e seu descarte pode contaminar o meio ambiente. Agora falaremos onde descartar o lixo eletrônico.

Para entender melhor todo esse processo, é preciso que você fique com a gente, até o final, pois a nossa maior preocupação é com você e o lixo eletrônico que você produz.

Através dele, a conscientização da importância de saber descartá-lo corretamente.

Afinal, o que é lixo eletrônico?

Lixo eletrônico é todo o resíduo material que oriundo do descarte de equipamentos eletrônicos.

Como a quantidade de aparelhos eletrônicos ao redor do mundo é absurdamente imensa, é cada vez maior esse tipo de lixo e, consequentemente, também é maior a preocupação com os equipamentos que não são descartados de forma correta, nos locais que são indicados a eles.

Como descartar lixo eletrônico?

Como descartar lixo eletrônico

Quantas vezes você troca o seu aparelho celular? Você é daqueles que, a cada lançamento, corta daqui e dali e compra um aparelho novo? E quanto a outros aparelhos eletrônicos, como notebooks, tablets, que fim você dá neles?

Até mesmo o seu computador de mesa, que, conforme o tempo passa, você tem a necessidade de trocar a sua placa de vídeo, pois as novas tecnologias exigem um equipamento mais potente. O que você faz com a placa de vídeo antiga?

E a bateria do seu celular, que ficou viciada, você a descartou corretamente?

Acontece que todas essas situações são corriqueiras, as pessoas as fazem mais do que imaginam. Mas o que poucos se preocupam e com a forma com que se descarta o item que foi substituído.

E é essencial que esse descarte seja realizado de forma correta. O motivo disso é que esses materiais contêm substâncias químicas nas suas composições e, uma vez que são descartados de forma errada, podem contaminar o solo e a água.

No nosso país, existe uma lei que obriga os fabricantes, os importadores, os distribuidores e os comerciantes de produtos eletrônicos a implementar sistemas de logística reversa, que irá receber todos os produtos que foram utilizados de volta pelos consumidores.

Isso quer dizer que as empresas das quais se compram os equipamentos eletrônicos são obrigadas a receber o lixo eletrônico, a fim de que possa descartá-lo corretamente.

E não é só dessa forma que você pode descartar o seu lixo eletrônico. Existem empresas especializadas na coleta desse tipo de lixo.

E também, você poderá devolver a fabricante esse resíduo. Diversas empresas oferecem esse serviço.

Para te ajudar, observe as marcas abaixo e a forma como elas reciclam:

  • Apple – através do 0800-7723126 ou e-mail applecs@oxil.com.br, você recebe um código para fazer o envio gratuito de qualquer produto pelos Correios;
  • Dell – agendamento pelo site oficial;
  • Epson – para reciclagem de cartuchos, clique aqui;
  • HP – os cartuchos descartados podem ser entregues nas lojas Kalunga ou Saraiva. Para outros produtos, só mandando e-mail para reciclagem@hp.com;
  • LG – materiais para coletas, clicar aqui;
  • Samsung – a empresa fornece uma lista de assistências que possuem as urnas de coleta. Veja aqui.
  • Sony – coleta de pilhas e baterias nos postos autorizados ou nas lojas da marca.

Exemplos de lixo eletrônico

Como exemplos de lixo eletrônico, podemos citar:

  • Monitores de computadores;
  • Aparelhos celulares e baterias;
  • Notebooks;
  • Televisões;
  • Câmeras fotográficas;
  • Impressoras;
  • Computador de mesa.

Pra onde vai o lixo eletrônico?

A forma correta de reciclar o lixo eletrônico é fazer com que ele volte para as empresas que os fabricaram, para que eles possam ter o destino ambiental adequado.

Artigo popular: Tesão de Vaca: Será que é verdade?

Como ganhar dinheiro com lixo eletrônico?

A reciclagem de lixo eletrônico é também uma forma da pessoa ganhar dinheiro com ele. Montando uma empresa, você será capaz de receber todo o lixo eletrônico e, uma vez que o tratamento dado a ele seja o correto, a transformação do lixo em valores monetários fará com que você aposte nessa ideia.

Uma vez que os recebem, essas empresas transformarão esse lixo em equipamentos diversos, evitando que os materiais tóxicos que prejudicam o meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *